terça-feira, 19 de outubro de 2010

Aplicativos do Facebook revelam dados de usuários


Uma reportagem de hoje do Wall Street Journal revela que aplicativos do Facebook estão repassando a empresas e anunciantes dados dos membros da rede social. Aplicativos são programas usados dentro do site para jogar games ou compartilhar curiosidades com amigos. Segundo a investigação do jornal americano, todos os dez aplicativos mais populares do Facebook, entre eles o FarmVille e o Texas HoldEm, fornecem informações de usuários.


A informação compartilhada é a chamada Facebook ID, o número designado a cada usuário do site. Como este número é público, qualquer um pode usar esta numeração para encontrar o perfil do usuário identificado por ela. O WSJ diz que 25 empresas de propaganda e monitoramento de dados recebem esta informação, algo que vai contra a política de privacidade do Facebook.

Segundo um porta-voz da rede social, medidas estão sendo tomadas para reduzir esta exposição: “A identificação de um usuário do Facebook pode estar sendo inadvertidamente compartilhada por um aplicativo. Estamos implantando tecnologias para resolver este problema”. Vários dos aplicativos analisados pelo WSJ ficaram indisponíveis depois que o Facebook foi notificado pelo jornal do problema. O motivo da indisponibilidade não foi esclarecido.

Hoje, existem mais de 550 mil aplicativos disponíveis na rede social. Segundo o Facebook, 70% dos usuários fazem uso deles mensalmente. Em junho, depois de uma investigação canadense, a rede social passou a limitar o acesso dos aplicativos apenas às informações listadas como públicas por usuários, a não ser que o contrário seja expressamente autorizado pelo dono do perfil em seus controles de privacidade.

No entanto, o jornal faz a ressalva que este repasse de informações pessoais pode ter acontecido sem que os criadores do aplicativos estivessem cientes. Os aplicativos usam um padrão da internet conhecido como “refer”, que transmite o endereço da última página visualizada quando um usuário clica em um link. Isso pode expor a identidade de usuários de redes sociais.

A questão de privacidade é antiga para o Facebook. Desde 2007, a empresa enfrenta problemas e protestos. Mark Zuckerberg, seu fundador e CEO, não esconde que gostaria de ver o máximo das informações pessoais do usuários compartilhadas entre eles, mas nega que a rede social as compartilhe com anunciantes. Há em funcionamento um sistema que analisa os hábitos e perfil dos usuários e permite direcionar os anúncios exibidos no site de acordo com estes dados, mas detalhes pessoais, como nome, são ocultados

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