sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Plágio x Inspiração – Isso dá certo?

Estava eu dando uma passeada pelo site da Panini, quando inventei de olhar as novidades. Lá, havia a nova edição da Turma da Mônica Jovem, uma série que não me agrada muito, mas voltou minha atenção quando li a sinopse da edição 24:



“Turma da Mônica Jovem 24 – O Caderno do Riso – Parte 2 –Cebola encontra o Caderno do Riso e comprova que esse objeto mágico funciona mesmo. Querendo fazer todos mais alegres, ele provoca ataques de riso em todo o mundo e fica conhecido como o Grande Palhaço. Para descobrir a identidade do autor dos ataques, o Louco se torna o Detetive L. Mas muitas surpresas ainda aguardam a Turma!”
Fonte: Panini Comics

Será que ninguém sacou o puta plágio, ou talvez inspiração, numa forma mais suave de se dizer, que o Maurício de Souza, ou os seus produtores, fizeram com a série japonesa Death Note? Para quem não conhece, Death Note narra a história de um rapaz, Raito, que encontra o Death Note, um caderno onde o usuário do mesmo, ao anotar o nome de alguém que ele tenha o rosto em mente, morre. Com isso, Raito começa a matar diversos criminosos, ficando conhecido mundialmente como Kira. Os governos dos países, temendo o poder de Kira, contratam o famoso detetive L para descobrir a identidade de Kira.

Não é a primeira vez que vejo isso acontecer na Turma da Mônica. Muitos podem considerar isso uma homenagem, mas acho isso um plágio muito bem explícito na cara de quem quiser ver. Turma da Mônica é um dos poucos, senão único, quadrinho brasileiro de respeito internacional e creio que não precisa de tanto plágio dos outros. Editores e roteiristas da revista, tomem no cu e se manquem! :T

6 Comentário

Anônimo

Calma ae Ramone.Plágio acontece todo dia.E, como akele cara dizia..."Nada se cria, tudo se copia.."Ass:Cícero

Júlio-Sama

Sendo bem sincero, esse negócio de plágio da turma da Mônica não passa de uma tentativa fail de trazer o público que curte death note, pra ler essa porcaria.

Diddy Black

Bem vergonhoso para os quadrinhistas brasileiros, hein. Alguns podem chamar de homenagem, mas até isso é ridículo.

Unknown

tipo, eu naum vejo como plagio, eu vejo como uma homenagem aos mangas que deram origem(inspiraçao) a essa serie da turma da monica, pois, se fosse plagio, estaria muito explicito, e quem plageia naum ker que percebam de kra q eh uma copia

Mayara

Pra mim eles fazem paródias de animes, filmes, lendas urbanas e modinha. A Turma da Mônica é assim desde sempre, as paródias não começaram com a TM Jovem. Se fosse plágio seria como a pessoa do comentário de cima disse.

O Maurício vive dando entrevistas pra Cultura e alguns programas de outros canais, seria bom assistir de vez enquando pra entender o por quê da mudança pra TM Jovem.

Demorou e muito pra Mônica e cia crescer na minha opinião. Eu curti a novidade e também achei eles umas graças versão anime.

Unknown

Mônica, que ele alega ser inspirado na filha dele: Luluzinha
Cebolinha: hortelino troca-letras e bolinha
Cascão: chiqueirinho
BIdu: snoopy
Franjinha: professor pardal (o conceito)

Não é de hoje...

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Não escreva comentários com o Caps ativado.

Obs: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Projeto Kraft - Todos os direitos reservados.

Dicas Blogger | Wellington Holanda | Topo