quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Marcados na História - Novembro/2010 - Eugène Delacroix




Eugène Delacroix nasceu na cidade de Charenton-Saint-Maurice, em 26 de abril de 1863. Em 1813, começou a estudar pintura na Escola de Belas Artes (École des Beaux-Arts). Começou influenciado pelo realismo romântico Géricault, colega no ateliê Pierre-Narcisse Guérin, assim expondo em 1822 o quadro “A barca de Dante”, gerando diversas críticas positivas e negativas. O quadro “O massacre de Quios”, de 1824, gerou grande polêmica ao narrar episódios dramáticos da guerra de independência da Grécia contra a Turquia.

Seu reconhecimento surgiu após o quadro "A morte de Sardanápalos", sendo considerado como o chefe da escola romântica francesa de pintura. Cada vez mais inspirado em temas românticos e em episódios medievais, Delacroix tornou-se adepto ao neoclassicismo e pinta o seu mais famoso quadro “A Liberdade guiando o povo” em 1831 após a Revolução Francesa de 1830. Viajou ao Marrocos em 1832, criando vários desenhos e aquarelas sobre os costumes e tradições dos árabes.

Executou decorações para o governo em 1836: no salão do rei no palácio Bourbon e na biblioteca do palácio de Luxembourg. Também fez o mural da capela dos anjos na Igreja de Saint-Sulpice.

Nos últimos anos de sua vida, ficou isolado em seu ateliê, tendo em 1865 a primeira publicação do “Diário”, mostrando alguns escritos de Delacroix, provando suas qualidades de escritor além da pintura. Morreu em Paris aos 65 anos, no dia 13 de agosto de 1863.


Fonte: UOL Educação

Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Não escreva comentários com o Caps ativado.

Obs: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Projeto Kraft - Todos os direitos reservados.

Dicas Blogger | Wellington Holanda | Topo