domingo, 28 de novembro de 2010

Apelo emocional rende mais dinheiro à Wikipedia


Desde agosto deste ano,  a Wikipedia vem realizando testes a fim de implantar o seu plano para pedir apoio financeiro e manter o site livre de anúncios publicitários. As mensagens estavam sendo exibidas todas as tardes de quintas-feiras, por uma hora, em vários idiomas, inclusive em português.

Apostando na transparência, a Wikipedia disponibilizou um relatório com o número de doações que cada um dos banners arrecadou. Baseado nesse relatório, eles concluíram que a melhor estratégia para arrecadar fundos seria um apelo pessoal de seu fundador, Jimmy Walles.

Com base nessas informações e após realizar um estudo sobre os tipos de mensagens publicados pela Wikipedia, o designer David McCandless elaborou um infográfico que mostra quais sentimentos levaram os usuários a fazer as doações: gratidão, culpa ou apelo emocional – esse, o mais eficiente de todos. 

No dia 15 de novembro a campanha da Wikipedia entrou no ar. Em nove dias, arrecadou 3 milhões de dólares. A meta é de 16 milhões de dólares.

A Wikipedia foi fundada em 2001 e desde então se mantém a partir de doações de usuários. No momento, a empresa conta com 35 funcionários.

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