domingo, 23 de maio de 2010

Arqueólogos descobrem túmulo de 2.700 anos no sul do México


Em um vale localizado no sul do México, arqueólogos encontraram no sítio arqueológico de Chiapa de Corzo, no Estado de Chiapas, um túmulo que pode ter cerca de 2.700 anos, sendo então a prova mais antiga no México e América Central do uso de pirâmides como recintos funerários. A pirâmide tinha cerca de sete metros de altura e nela foram encontrados quatro corpos: um homem e uma mulher que aparentemente ocupavam alto escalão na sociedade daquela região, um menino e um jovem.

A estrutura da pirâmide tinha escadas de barro e um templo na parte superior. Os restos mortais do homem traziam um colar e pulseiras nos braços e tornozelos, feitos de milhares de contas de jade, âmbar e pérolas de rio, além de uma pequena máscara de estuque com resquícios de obsidiana (vidro de cor escura) verde. A mulher trazia adornos funerários muito semelhantes aos do homem, e o menino e o jovem teriam sido sacrificados em homenagem aos adultos.

Chiapa de Corzo foi um antigo centro comercial e administrativo cuja origem remonta a quase 3.500 anos e que serviu de ponto estratégico nas rotas comerciais entre o Golfo e o Pacífico. Hoje é um sítio arqueológico aberto ao público. O local foi habitado pelos zoques, uma etnia dos Estados de Chiapas, Oaxaca e Tabasco, no sudeste do México.

5 Comentário

William

Eu já sabia disso, ué. Esqueceu que eu jogo Age of Empires? /troll DADHUDUIDEUDUU XD

Judeu wadyo introspectivo

A arqueologia, para mim, é uma das principais fontes de avanço do nosso mundo, eu amo ela e queria fazer sim, pois com ela podemos encontrar pedaços da história, as quais algumas ainda não têm uma explicação exata do que pode ter tido acontecido, e como todo acontecimento gera uma consequência, a qual estamos vivendo agora, que é o presente, é extremamente necessário que o descobrimento de vestígios como esse tenha um investimento forte, para não só a nossa sociedade ter uma evolução melhor, e sim, para acabarmos com o misticismo e crenças sem fundamento que atrasam indiretamente o nosso desenvolvimento. A mesma crença que alguns acreditam e não a seguem como deveriam seguir, está distorcendo totalmente um mundo que poderia ser melhor se eles tivessem a consciência do que realmente estão seguindo e se estão seguindo de maneira certa. e_e

Unknown

@William

Não foi eu que postei... Mas, eu sei que você sabe e eu sei que você joga Age. Haha

Nath Ataíde

A araqueologia é muito importante, pq não podemos viver o futuro se não conhecemos o nosso passado;*

Anônimo

@Wallace já pensei em fazer Arqueologia, mas não consigo me ver atuando nessa profissão. Considero o arqueólogo como um dos melhores profissionais do mundo contemporâneo, contribuindo para preservação da história. E, assim como você disse, certas crenças apenas contribuem para uma regressão cultural. :T

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Não escreva comentários com o Caps ativado.

Obs: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Projeto Kraft - Todos os direitos reservados.

Dicas Blogger | Wellington Holanda | Topo