domingo, 6 de setembro de 2009

Discovery Channel - A era do videogame

A era do videogame

Dividido em cinco episódios, o documentário que é da Discovery Channel, retrata a influência do videogame na sociedade. Infelizmente, o documentário não está mais passando pelo canal, pois o último episódio foi encerrado dia 13 de Julho. Entretanto, irei disponibilizar no final do post.

A partir do documentário, o telespectador poderá conferir toda a história dos vídeos-game, desde a sua criação nos anos 50 até a revolução tecnológica com a nova geração de consoles, seguidas de Wii, Xbox 360 e Playstations 3.

Um exemplo histórico descreve que, na Guerra fria, os vídeos-game davam impressões às pessoas de possuírem algum controle sobre a situação, até então passada pelos países, algo que na guerra em si, seria totalmente impossível.

Declarações de personalidades importantes, dentro da área de Desenvolvimento de Game também são apresentadas, como o Ralph Banuer, criador do Magvox Odyseey, primeiro console da história, e Alexey Pajitnov, criador de franquia Tetris, recheiam ainda mais os episódios do documentário cuja dinâmica visual remete aos jogos eletrônicos, com edições rápidas.

Do personagem Pac Man ao jogo virtual Second Life, são abordados aspectos do desenvolvimento dos videogames, salpicado por exemplos práticos, que classificam jogos eletrônicos como conseqüências do desenvolvimento bélico da humanidade.

Os episódios, inclusive, são nomeados com partes do corpo humano - o que exemplifica claramente que os games estão diretamente ligados às pessoas.

Episódio 1:

"Logo surgiram Space Invaders e Pac-Man, inaugurando a Era de Ouro dos videogames."

Youtube: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5 - Parte 6

Episódio 2:

"Os desenvolvedores de jogos agora estavam livres para criar games mais complexos envolvendo jornadas heróicas - e criadores japoneses como Shigeru Miyamoto ganharam notoriedade com personagens como Mario, Donkey Kong e Zelda."

Youtube: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5 - Parte 6

Episódio 3:

"Era um conceito diferente para os primeiros designers de jogos, mas com games como Castle Wolfenstein 3D e Doom, os videogames passaram de suas raízes primitivas em 2D para os mundos ricamente detalhados em 3D."

Youtube: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5

Episódio 4:

"No inicio dos anos 90, a incerteza global forçou os jogadores a encontrar consolo no mundo dos videogames - um mundo virtual que oferecia um ambiente controlado quando o mundo parecia perigosamente fora de controle".

Youtube: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5 - Parte 6

Episódio 5:

"Muitos jogadores passam mais tempo no mundo virtual que no mundo real (...), as experiências virtuais dos MMOs ainda são experiências humanas simplesmente proporcionadas pela mais moderna onda da tecnologia - o videogame."

Youtube: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5

7 Comentário

Macaco Pipi

CARA
CADA DOC. BOM QUE TEM LÁ NÉ...VEJO SEMPRE...VOU VER SE PEGO A REPRISE DESSE!

Neurotic StrangerBlood

Eu gostaria de assitir este documentário..pois não entendo nada de games..nadinha!

Macaco Pipi

afffffffff
NOVA QUAHOG SOU EU RAPAZ!!!

Macaco Pipi

COMECEI NO MASTER...DEPOIS SNES...NAO JOGUEI MAIS CARA...

PC AINDA É BOM...
MAS VIDEO GAME NUNCA FUI MUITO LIGADO!

Macaco Pipi

video game ao pé da letra..nao os jogos, digo.

An@Lu

gostei da tua descrição do documentário. vou ver sim. eu sou da época do mário e alex kid. Ai que saudade do meu master system :)

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Não escreva comentários com o Caps ativado.

Obs: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  ©Projeto Kraft - Todos os direitos reservados.

Dicas Blogger | Wellington Holanda | Topo